Livros




ALGUNS LIVROS DO AUTOR


http://www.papirus.com.br/
Sinopse

A proposta dessa obra é "a adoção de uma nova postura educacional, a busca de um novo paradigma de educação, que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem baseado numa relação obsoleta de causa-efeito". Nos primeiros capítulos, o autor faz considerações de caráter geral, abordando aspectos da cognição, da natureza da matemática e questões teóricas da educação. Em seguida, discute temas mais diretamente ligados à sala de aula e às inovações na prática docente, propondo reflexões sobre a matemática.



Sumário


INTRODUÇÃO

1. O CONHECIMENTO: SUA GERAÇÃO, SUA ORGANIZAÇÃO INTELECTUAL E SOCIAL E SUA DIFUSÃO
Origem e aquisição de conhecimento
Realidade e ação
Comunicação
Geração, organização e difusão do conhecimento
Relações intra e interculturais e multiculturalismo

2. UMA BREVE INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA E À SUA HISTÓRIA
Por que a história da matemática no ensino?
Sobre a natureza da matemática e seu ensino
Um escorço da história da matemática ocidental até o início da Idade Média
A Idade Média e o Islão
A matemática ocidental a partir dos descobrimentos e do Renascimento
Do cálculo à industrialização e o século XX
A matemática e seu ensino no Brasil
O futuro

3. EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O problema com modelos classificatórios e avaliação em geral
O que é educação?
Uma definição de currículo
Proposta de um modelo de avaliação

4. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E UM NOVO PAPEL PARA O PROFESSOR
A sociedade do conhecimento e a pesquisa
O que faz um bom professor
Pondo em prática uma nova conceituação de currículo

5. A PRÁTICA NA SALA DE AULA
O que é pesquisa?
Matemática experimental, modelos e projetos
A pesquisa qualitativa
A sala de aula

6. GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO E ETNOMATEMÁTICA
A educação multicultural e o programa etnomatemática
O processo de globalização
A matemática e a etnomatemática
O problema político



http://www.palasathena.org.br/
Introduz-se aqui a noção de que a transdisciplinaridade como não sendo um simples conjunto de conhecimentos ou um novo modo de organizá-los, mas como uma postura de respeito pelas diferenças culturais, de solidariedade e integração à natureza. O autor propõe uma ética da diversidade.

O professor Ubiratan D’Ambrosio é, fundamentalmente, um educador. Inquieto frente ao papel da escola e da universidade na formação das novas gerações, apresenta nesta obra uma colagem de conferências realizadas no Brasil e no exterior. A reflexão transdisciplinar sobre as consequências de um conhecimento dissociado da realidade total do individuo, da humanidade e do universo é o denominador comum. Como alicerce dessa reflexão, o autor propõe a ética da  diversidade, à qual devem subordinar-se todas as  modalidades do saber, em  especial o saber gerado pela ciência e a tecnologia, cujo impacto sobre a vida no planeta tem mostrado resultados alarmantes. Ubiratan D’Ambrosio é  Professor emérito da  Universidade Estadual de Campinas − Unicamp – em  São Paulo. Doutor em Matemática. Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da UNICAMP e chefe da Unidade de Melhoramento de Sistemas Educativos, do Departamento de Educação da Organização dos Estados Americanos, em Washington, D.C. É membro do Conselho da “Pugwash Conferences on Science and World Affairs” e fellow da American Association for the Advancement of Sciences.]



https://www.editorapeiropolis.com.br/
Transcrição de uma aula magna, onde o autor expõe sua visão de mundo acerca do papel de homem e de seu futuro, tendo por viés principal a questão dos valores humanos. Esgotado na editora, o livro pode ser conseguido na Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/.





















https://www.amazon.com.br/
Neste livro, Ubiratan D`Ambrosio exercita suas reflexões acerca da transdiciplinaridade na educação, da Etnomatemática e das matrizes teóricas que propõem um enfoque holístico na produção de conhecimento, tanto na sua organização intelectual e social, como na sua difusão. O propósito do autor é a recuperação das varias dimensões do ser humano , na tentativa de alcançar uma compreensão do mundo na sua dimensão mais integral . Para alcançar tal intento, D`Ambrosio assegura que a aprendizagem é a aquisição da capacidade de explicar , de aprender e compreender , de enfrentar criticamente situações novas .Não se constitui do mero domínio de técnicas , habilidades e muito menos da memorização de algumas explicações e teorias. Para que o estudante possa alcançar essas capacidades é necessário que o professor adote uma postura educacional baseada no desenvolvimento da criatividade desinibida que conduz as novas formas de relações interculturais que devem proporcionar o espaço adequado para a equidade social e cultural. Carloa Ademir Farias Iran Abreu mendes Coordenadores da Coleção. [Via: https://www.amazon.com.br/]. O livro também pode ser conseguido na Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/livros/.



https://grupoautentica.com.br/
Ubiratan D`Ambrosio apresenta, neste livro, seus mais recentes pensamentos sobre Etnomatemática, uma tendência da qual é um dos fundadores. Ele propicia ao leitor uma análise do papel da Matemática na Cultura Ocidental e da noção de que Matemática é apenas uma forma de Etno-Matemática. O autor discute como a análise desenvolvida é relevante para a sala de aula. Faz ainda um apanhado de diversos trabalhos, já desenvolvidos no país e no exterior, dentro dessa área. [Autêntica Editora: https://grupoautentica.com.br/]
















https://www.estantevirtual.com.br/
É comum lermos que o Brasil apresenta um dos piores índices de aproveitamento escolar do mundo, particularmente em Matemática. Contraditoriamente, é sabido que estudantes brasileiros participam, com muito bom desempenho, das Olimpíadas Internacionais de Matemática, e que muitos matemáticos brasileiros se destacam internacionalmente. De fato, os países que integram a União Matemática Internacional, são classificados em cinco grupos, de acordo com o volume e qualidade da sua produção científica e o Brasil está no Grupo IV, superando importantes nações européias. A cultura brasileira, com sua riqueza, é desconcertante e hoje conseguimos destaque com nossa produção científica e tecnológica. [Via Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/].












https://www.gruposummus.com.br/
Um enfoque crítico do que se faz em diferentes sistemas educacionais na educação matemática. O livro reflete a experiência do autor em congressos internacionais e a sua atuação docente. É uma reflexão necessária e oportuna para os interessados no relacionamento entre matemática e bem-estar social. Co-edição com a Editora da UNICAMP. [Via Summus Editorial: https://www.gruposummus.com.br/]